quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Roteiro da História em Quadrinho + História construída




ROTEIRO

A) Descrição do tema escolhido.
Nosso tema é Bullying. Bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar"). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Sendo um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola e tecnologia. 

B) Apresentação dos personagens.
Marina - vítima 
Luiza - amiga da vítima 
Carlos e Arthur  - agressores 
Glória - professora
Lúcia - mãe da vítima 

C) Apresentação do ambiente (cenário).
Ambiente escolar, residencial e virtual.

D) Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente.
Marina, Luiza, Carlos e Arthur são alguns do alunos que estudam na Escola Monteiro Lobato. Marina sofre bullying pelos seus colegas de classe (Carlos e Arthur) por ser gordinha, usar óculos e aparelho, mas sua amiga Luiza não gosta nada dessa situação, pois sempre ver sua amiga triste e sem vontade de ir à escola por causa dessas brincadeiras de mal gosto e sempre que pode faz de tudo para ver sua amiga feliz. A professora Glória desconfia de certas situações, mas nunca foi nada concreto, pois os agressores param sempre que a professora chega por perto e ela não tem como ter certeza sem provas, pois tem medo de perder seu emprego já que são 3 alunos contra 1 apenas. A mãe de Marina, Dona Lúcia, não sabe de nada apenas ver a filha muitas vezes triste e descontando na comida e no celular/tablet em redes sociais, vive a maioria do tempo utilizando o celular, mas o bullying foi através dela pelo mundo virtual também.

E) Apresentação de uma situação problema.
Marina sofre bullying na escola por seus colegas de classe e virtualmente também. E como a professora Glória poderá combater isso e os pais de Marina ficarem por dentro da situação e poder ajudá-la?

F) Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história.
Pelo fato de Marina ter algumas características não tão comuns entre os colegas (ser gordinha, usar óculos e dentuça), recebe vários apelidos maldosos pelos companheiros de classe/agressores (Carlos e Arthur) que também costumam tirar fotos espontâneas da mesma no intervalo e na saída da escola, para publicar nas redes sociais e ridicularizar sua imagem.
Luiza, ao ver sua amiga sofrendo com a chacota dos colegas diariamente, tenta convencê-la de ter uma conversa com sua mãe (Lúcia) para ela entender o motivo do comportamento da filha em casa e entrar em consenso com a professora Glória para assim resolverem a problemática de Marina tanto virtualmente, quanto no ambiente escolar.

G) Condução da história até a solução do problema e encerramento da história.
 Logo depois de Marina sofrer bullying na escola pelos seus colegas de classe, Carlos e Arthur, que tiraram fotos dela comprometedoras e postaram nas redes sociais. Marina se deparou em um situação muito triste e, principalmente, constrangedora. Sua amiga Luiza, a convence de contar para sua mãe na tentativa de pedir ajuda e explicar toda situação a um adulto, mas ela acha melhor não contar a sua mãe pois acredita que a mãe irá piorar a situação, fazendo-a passar mais vergonha do que já passou, indo na escola e tirando a história a limpo. Mas no decorrer desse dia, sua mãe a encontra chorando muito em seu quarto, sem querer ir à escola,  Lúcia sem entender o que estava acontecendo foi conversando com sua filha, pedindo-lhe que a contasse o que estava acontecendo para ela tentar ajudá-la, houve um pouco de resistência da parte de Marina, sem querer contar a situação, mas com o jeito de sua mãe, cuidadosa, amiga, carinhosa e paciente, conseguiu dizer tudo que precisava, para sua mãe tomar a decisão de ir à escola, não fazer sua filha passar mais vergonha e sim propor ideias, práticas e ações a instituição, junto com pais e alunos, para assim ajudar sua filha e todos os outros alunos.  Com isso,  Lucia foi à escola e junto a professora Glória identificaram o problema do bullying, com o apoio da escola, organizaram palestras para professores, pais e alunos, para saber mais sobre o bullying, como identificar se aquele indivíduo é o agressor ou a vítima, como combater e conscientizar a todos acima de tudo que diferenças existem e precisam ser respeitadas.


HISTÓRIA EM QUADRINHOS: (clique no link abaixo para viajar nessa história de bullying)



Nenhum comentário:

Postar um comentário