quinta-feira, 14 de março de 2019

Projeto didático danças no Mundo - Pesquisa: FLAMENCO

  Projeto didático danças no Mundo - Pesquisa

FLAMENCO




a. Importância da dança nas aulas de Educação Física


    A dança na escola enquanto atividade pedagógica deve ter um papel fundamental: atividades de desenvolvimento da memória, do raciocínio, da autoestima e autoconfiança, estimulando a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa, fazendo com que a criança tenha uma melhor relação consigo mesma e com os outros, ampliando seu repertório de movimentos, despertando no aluno uma relação concreta de sujeito-mundo. A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas, o corpo expressa suas emoções podendo ser compartilhadas com outras pessoas.




b. História da dança

      O Flamenco é muito mais que um simples tipo dança, sendo considerada como uma real expressão artística. O seu significado reflete a cultura da Andaluzia (região sul da Espanha). Originada primeiramente nas ginaterias (bairros pobres ciganos), tornou-se uma arte popular tecnicamente elaborada e com grande expressão emocional, sendo passada de geração para geração pelas famílias ciganas, e que ao longo dos anos se difundiu a nível mundial transformando-se, provavelmente, na mais conhecida expressão da cultura espanhola.
        O cante é a forma mais antiga do flamenco, com o passar do tempo, novos elementos e inovações (técnicas modernas) passaram a ser incorporado, extrapolando-se os limites do folclore, difundindo-se cada vez mais para um número crescente de adeptos.
   A dança flamenca une muitas influências em sua técnica: dança moderna, contemporânea e balé clássico, tornando o Flamenco ainda mais rico, sendo considerado a arte mais completa, tanto corporal como musicalmente. Resultado da mescla de muitas culturas, porém, mais importante que sua história e suas técnicas, deve-se ressaltar que a arte Flamenca é antes de tudo uma atitude, onde os sentimentos e emoções do interior da alma, são expressados e compartilhados através do prazer da música, do cante, do baile, do toque da guitarra espanhola e de seu elemento fundamental, o duende (alma ou sentimento flamenco).
     As antigas reuniões do flamenco, onde os ciganos juntavam-se para cantar e dançar com a finalidade de liberar suas tensões e frustrações da vida, são até hoje conhecidas como juergas, e nelas, o importante é ser espontâneo na expressão artística. A juerga geralmente inicia-se com um encontro, onde as pessoas conversam, comem e tomam vinho, e logo após dançam o Flamenco por toda a noite!
   O passado do flamenco é regado de dor, perseguição e sofrimento. Fortemente influenciado pela cultura cigana, e com raízes na cultura mourisca e árabe, o flamenco surgiu em uma fusão dessas culturas em um momento histórico difícil para eles. Para aliviarem o seu sofrimento, refletiam na música flamenca o espírito desesperado das lutas, esperança, orgulho e festas daquela época. Os primeiros estilos flamencos derivam do Romance Castellano essa, até então, música espanhola, consistia apenas no canto a palo seco, ou seja, sem acompanhamento de instrumento musical. Somente depois que os outros elementos, como a guitarra, palmas, sapateado, inclusive a castanhola e dança, foram acrescentados, transformando-o também em uma dança muito típica e apreciada por todos. Atualmente, diferente do passado, pode-se até tê-lo somente com dança e toque (guitarra), sendo tudo muito marcante: expressão facial, mãos e sapateado.


     Os locais onde acontecem as apresentações de Flamenco são chamados de tablaos. No geral, eles são restaurantes que possuem um pequeno palco entre as mesas onde acontecem as apresentações de flamenco. Os tablaos surgiram na década da 60 na Espanha, antes disso, as apresentações aconteciam em cafés.




c. Características da dança

  Na música flamenca, encontramos diferentes ritmos, agrupados em famílias de acordo com a estrutura, melodia e temática comum entre eles. Em quase todos os palos* se pode bailar, ainda que existam bailes sem cante e temas puramente vocais. Na interpretação dos ritmos, observamos melodias alegres e outras mais tristes. A primeira pode estar relacionada à etnia andaluza, um povo alegre e sensível às artes. Já os tristes, dentre outros temas, se referem exatamente a essa angústia dos povos errantes que desembarcavam na Espanha e eram tratados como estranhos, vivendo em lugares pouco povoados, de clima frio e úmido e vegetação escassa.
  Nela, a concentração dos movimentos dos quadris das costas e dos braços criam uma atmosfera de mistério e sensualidade tipicamente oriental, enquanto os sapatos, a rapidez as batidas dos pés e as palmas são expressões típicas da dança ocidental.
  Considera-se que o cante, baile e toque da guitarra constituem em seu conjunto, uma artes. Seus estilos, criados sobre bases folclóricas, canções e romances andaluzes hão ultrapassado valores populares, alcançando uma dimensão musical superior, cuja interpretação requer faculdades artísticas de todas as ordens. Ainda que o flamenco, cante, baile e toque, mantenha um sentido estético sumariamente popular e próprio do povo andaluz.







Sobre o “Nuevo Flamenco”:

  Há quatro décadas o flamenco vêm se modernizando, com isso as escolas na Espanha voltam a revalorizar o flamenco puro, tentando recuperar a escola da dança espanhola completa, onde se dança com todos os elementos, leques, castanholas, manton, chalés, entre outros. Sem deixar de apreciar a destreza do baile rápido, além de ser dificílimo, o que vemos hoje é que as bases estão sendo deixadas para trás, além de um estilo de baile agressivo que pode até assustar o público no lugar de curtir calmamente o desenvolvimento do sentimento e a evolução de uma coreografia.


d. Origem da dança e local na qual é praticada

  O flamenco é um estilo de música e dança de origem espanhola, tornou-se um símbolo da cultura local. Essa manifestação cultural é relacionada sobretudo à comunidade autônoma da Andaluzia, ao sul da Espanha. Com influência árabe, judaica e cigana, o flamenco está presente na identidade do povo andaluz e é considerado um ícone da cultura espanhola. Os primeiros testemunhos do surgimento dessa arte datam do século XVI. Os locais de origem seriam Sevilla, Jerez e Cádiz, as três cidades consideradas a "Santíssima Trindade" do Flamenco.





e. Matéria com fotos ou vídeo no Youtube com o passo a passo da dança.







f. Objetivo de trabalhar com a dança escolhida no projeto da dupla/trio:


  Aumentar os nossos conhecimentos sobre os fundamentos de novas modalidades de danças internacionais, desenvolvendo nossa criatividade para trabalhar a expressão corporal, facilitar a socialização, aprender origens, hábitos e a história de outros povos, meio de inserção de cultura, desenvolver estímulos auditivos, visuais e auxiliar na integração.




g. Aprendizagem em aulas de Educação Física com a dança escolhida:

   A complexidade da arte flamenca envolve uma integração definida entre música, dança e teatralidade dificilmente encontrada em outras manifestações artísticas.




Referências:








Nenhum comentário:

Postar um comentário