quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Elaboração de Aulas de Educação Física Utilizando Dispositivos Móveis

Disciplina: Educação Física 

Tema: Iniciação da criança na aula de Natação 

Objetivo: Adaptar a criança ao meio líquido e iniciação; Trabalhar deslocamento com as crianças na borda da piscina; Desenvolver o equilíbrio dos alunos no meio líquido, explorar todas as possibilidades de mergulho, respiração e flutuação.

Faixa etária: 8 a 10 anos  

                     

Duração: 2 horas
Recursos Materiais: Piscina, vestimentas adequadas, macarrões, pranchas, bolas, bambolê, data show e app Kahoot.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o estudante 

- Compreensão dos benefícios do esporte para sua vida 
- Compreensão dos conceitos básico da natação 
- Compreensão dos movimentos e controle da respiração 


Desenvolvimento Metodológico
    A primeira etapa da aula consistirá em uma aula teórica com uma iniciação da natação através da apresentação de documentários de pessoas sedentárias que vivenciaram a mudança de hábitos e se tornaram atletas de natação através de seus benefícios. Em seguida, explicar todos os benefícios que a natação promove e conceitos básicos, através de vídeos, imagens e slide, utilizando o data show. 
  A segunda etapa da aula consistirá em uma prática de iniciação, os alunos serão direcionados para o vestiário a trocarem de roupas adequadas para o uso do banho na piscina e posteriormente será levada a ducha para limpeza corporal antes de entrar na piscina. Cada aluno fará um alongamento antes de entrar na piscina e receberá o seu material de segurança (macarrão) e serão direcionados a piscina para o mergulho. O professor irá formar um circulo na piscina com todas as crianças, a cada uma será entregue um macarrão que passará por trás dos braços para que as mesma flutuem, em seguida o professor pede para que eles batam pernas em uma determinada ordem que irá ser informada. Com macarrão entre os braços, dispostos em colunas, um integrante de cada equipe deverá pegar e levar a bola que está na extremidade contraria da sua saída e entregar a bola para o outro aluno que estará do outro lado, que em seguida fará a repetição do mesmo procedimento ate que todos possa executar o exercício.
    A segunda aula será sobre mergulho, cada aluno dentro da piscina permanecerá segurando o macarrão e será orientado a fazer o seguinte mergulho: permanecendo segurando o material e emergir todo o corpo dentro da água por volta de 01 segundo e permanecendo segurando o material flutuante. E retornará a superfície da água completando-se o mergulho. No segundo momento os alunos receberão as pranchas e dentro da água irão fazer o movimento das pernas, o controle da respiração junto ao mergulho. Segurando a prancha com os braços paralelos, irão mergulhar a cabeça entre os braços dentro da água e fazer bolhinhas (soltando o ar dentro da água) junto aos movimentos das pernas.
     A terceira aula será sobre saltos, o professor ficará dentro da piscina, com o bambolê meio imerso na água e meio fora d'água, e os alunos fora da piscina (na borda) para saltar dentro do bambolê na posição e movimentos corretos. Posteriormente, irão fazer sem o bambolê, apenas com a noção de espaço e ajuda do professor.
Avaliação 

Será dividida entre teoria e prática. A avaliação teórica ser através do App móvel Kahoot com um quiz (jogo de perguntas e respostas) sobre os conceitos básicos de natação e os seus benefícios. Já na avaliação prática, será na piscina executando os movimentos ensinados na aula, mergulhos e saltos, será avaliado de acordo com o empenho de cada um e se os alunos 
conseguiram chegar ao objetivo proposto pelo professor. 

Aplicativo móvel escolhido a partir das propostas disponíveis no livro Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários, organizado por Ana Amélia Carvalho e publicado pelo Ministério da Educação de Portugal em 2015, disponível em: 


Aplicativo móvel: Kahoot! (quizzes, debates e sondagens)

Código: 0977912

Nenhum comentário:

Postar um comentário